Quando devo usar os demonstrativos este e esse?
Este (e variações) devem ser usados em referência a seres que se encontram próximo do emissor, ao lugar em que este se encontra, a um tempo presente e ao que ainda será citado ou especificado.
Esse (e variações) devem ser usados em referência a seres que se encontram próximo do receptor, ao lugar em que este se encontra, a um tempo passado próximo ou futuro e ao que já foi citado ou especificado.
E aquele? Quando devo usar este demonstrativo?
Aquele (e variações) devem ser usados em referência a seres que se encontram distante do emissor e do receptor e a tempo muito distante
É verdade que um DVD como 'este daqui' custa caríssimo?
Super mega plus hiper caro custa um absurdo como esse aí. Esta daqui e esse daí (e variações) são combinações de gente que fugiu da escola.
Posso usar o pronome no singular, em construções como: nunca imaginava uma coisa 'dessa'?
Não. Quando as contrações deste, desse e daquele (e variações) estiverem antecedidas de um ou uma + substantivo, tais contrações devem estar no plural.
É correto o uso de 'o mesmo' (e suas variações), em substituição a um pronome ou substantivo?
Não, porque o pronome mesmo é demonstrativo.
A placa do elevador: 'aviso aos passageiros - antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar' está certa ou errada?
Erradíssima. O certo seria 'antes de entrar, verifique se o elevador está parado neste andar'. Para encontrar uma coisa ou pessoa é necessário procurá-la.
Ônibus, avião, trem, navio, bonde, táxi, Uber e 99 transportam passageiros. Elevador sobe e desce com usuários. O correto é 'aviso aos usuários'.
É sempre errado usar o mesmo?
Não, quando o mesmo é equivalente a 'a mesma coisa', quando é advérbio e significa 'realmente', quando é conjunção e significa 'embora', seu uso é correto.
Existe inconveniente no uso de 'aquele um' ou 'aquela uma', em referência a uma pessoa cujo nome não se sabe?
Existe. Muitos, ao desconhecer ou não lembrar o nome de uma pessoa, usam essas formas, que devem ser substituídas por 'aquela pessoa'.
Mesmo, próprio, tal e semelhante são demonstrativos?
Sim. Semelhante atua como demonstrativo de identidade. Tal é demonstrativo quando significa este, esse, aquele. Mesmo e próprio são demonstrativos quando significam idêntico ou em pessoa.
O, a, os, as também podem ser pronomes demonstrativos?
Também, quando significam aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. São pronomes demonstrativos disfarçados. Fazem parte de uma oração adjetiva enganação.
Tal pode ser usado para pessoas?
Sim, nas expressões 'um tal de' (como expressão de desdém) e 'de tal' (quando não se conhece o sobrenome). Exemplo: Encontrei um tal de Joaquim / Antônio de tal
Nenhum comentário:
Postar um comentário