quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Dúvidas - Termos essenciais da oração

 Para encontrar o sujeito, deve-se fazer a pergunta 'o quê?' sempre?

Se for para coisa. Para pessoa, pergunte 'quem'.

Se for verbo de ação, como faço a pergunta? E se for verbo de ligação?

'O que / quem pratica a ação' se for voz ativa, e 'O que / quem sofre a ação' se for voz passiva, 'O que / quem tem a qualidade' se for verbo de ligação.

O sujeito não pode ser oculto, como se vê em muitos sites de internet?

Não, porque oculto significa que está escondido. Quando se constrói 'Falamos a verdade' o sujeito está evidente, através da desinência verbal. O sujeito se diz desinencial ou implícito na desinência verbal.

E o sujeito elíptico, que se vê nas gramáticas?

Isto non ecziste! O sujeito estará sempre implícito na desinência verbal. Quando a desinência for zero, o contexto indicará o sujeito, se for eu ou ele.

Quando o sujeito for um pronome indefinido, é indeterminado?

Não, porque sujeito indeterminado nunca apresenta elemento na oração. Sujeito representado por pronome indefinido sempre será simples, porque ele existe. A indeterminação é apenas semântica.

Existe o sujeito inexistente, que se vê nos manuais de redação?

Não, porque não se pode chamar de sujeito aquilo que não existe. Neste caso, quando a oração não possui sujeito, mas apenas o predicado, chama-se sujeito zero ou oração sem sujeito.

Nas orações com imperativo, como se classifica o sujeito?

O sujeito geralmente é desinencial. Com os verbos bastar e chegar, seguidos da preposição de, a oração não apresenta sujeito.

Quando se diz 'Choveram ofensas na exposição', a oração não tem sujeito?

Tem sujeito. O verbo não está sendo usado em sentido literal, mas em sentido figurado. Se o sujeito estiver no plural, o verbo deve variar normalmente. Qualquer verbo impessoal, usado em sentido conotativo, deixa de ser impessoal para ser pessoal.

Quando digo 'Ele faz trabalho comunitário', o sujeito é inexistente?

Não, quem é impessoal é o verbo fazer no sentido de tempo decorrido: 'Faz dois meses que me formei'. No exemplo acima, o verbo é pessoal e tem sujeito. O sentido de que ele faz treze anos é de que ele está aniversariando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas - Regência verbal e crase

Nós vamos no banco, na praia, no cinema, no cartório, está errado? O uso da preposição em com o verbo ir é característico da fala e escrita ...